terça-feira, 2 de junho de 2009

Abuso Mental

Quantas vezes já passamos por situações em que pensamos: " Mas que coisa idiota!"; quantas vezes já fomos mentalmente subestimados? Muitas vezes, somos obrigados a agüentar este tipo de abuso mental. Estamos em uma aula, e ficam tentando nos obrigar a "aprender" algo que já sabemos, ou que já estamos em um nível superior de conhecimento. E é este abuso mental que nos faz perder o interesse pelas coisas. "Quando crianças, somos obrigados a ler e escrever coisas como 'O ovo viu a uva'", dizia a professora Jane, "quando já temos capacidade intelectual para muito mais!" E eu, posso, apenas, concordar com ela. Mas, isto não se limita, apenas, à fase de alfabetização e à infância. Durante grande parte de nossas vidas, nos colégios, nos empurram textos mastigados goela à baixo e nos fazem perguntas idiotas que não nos contribuem em nada; parece que tentam nivelar o nível de inteligência das turmas por baixo, sempre deixando todos mais burros. Com isso, vamos tendo preguiça de aprender e ficamos sem vontade de fazer as coisas; sem vontade de saber, de aprender. Afinal, para que ser inteligente, saber sobre um monte de coisa, quando um rostinho bonito e um corpo legal já garantem um trabalho?
Lembro-me de quando morei no interior do estado com meu pai. Eu era preguiçosa por já ter visto quase todo conteúdo que estavam vendo; meus colegas eram preguiçosos pra aprender, afinal, muitos já tinham um trabalho garantido com os pais; e, infelizmente, até os professores eram meio preguiçosos. Muitas vezes, eu sabia mais que os professores. Meus colegas "inteligentes" eram aqueles que decoravam os textos dos livros. Agora, se fizesse alguma pergunta que exigisse um pouco mais da inteligência deles, não sabiam responder. Cheguei à conclusão de que o nível de intelectualidade do pessoal no interior é mais baixo que na capital. São realidades completamente diferentes. Lá, a inteligência parece ser algo sem muita importância. Já aqui, a situação é bem diferente. A inteligência é super valorizada para quase qualquer coisa, até para fazer amigos....

Um comentário:

  1. meeeeu, mto afudê >D
    realmente, para fazer amigos (com um papo decente) precisa ser inteligente.

    ResponderExcluir